segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Umas árvores


Por: Aline Oliveira

Gosto de observar e fotografar árvores por aí. Tem sempre uma delas enfeitando a paisagem cinza da cidade, trazendo sombra e colorindo praças, calçadas e esquinas por onde passo. Há pouco li um livro do Rubem Alves sobre uma infinidade de assuntos, entre eles o que me motivou a escrever este texto.

Dentre as diversas crônicas, uma delas falava do desejo que ele tinha de plantar árvores, ainda que não vivesse o suficiente para desfrutar de suas sombras. Uma bela metáfora para falar das utopias que cada um de nós cultiva.

Compartilho do pensamento de Rubem. Ainda que não esteja aqui quando as coisas em que acredito se tornarem reais, as buscarei durante minha jornada. Claro que, pelo caminho haverá quem tente apoiar, mas também quem perca tempo torcendo contra os sonhos de cada um de nós.

Aproveitando a metáfora, haverá quem admire a beleza das árvores plantadas e as cuide com carinho; e quem reclame das folhas secas que caem ao chão, da “sujeira” que se espalha ao redor de nossas raízes. Mesmo assim, plantemos nossas árvores! Seja para colher frutos dia após dia, seja para deixá-los de herança a quem por este mundo passar em algum momento dessa vida.


Pode demorar que elas cresçam, floresçam e nos presenteiem com sua beleza digna dos mais belos quadros impressionistas, mas não deixemos de lado o ato de cultivá-las.