domingo, 31 de março de 2013

Utopias e verdades


“A minha utopia é o meu horizonte.”
(Eduardo Galeano)

Essa frase me fez pensar no quanto precisamos fazer para alcançar metas e objetivos, concretizar planos, realizar sonhos. E esse é um caminho sem volta, caminhar sempre para a frente.
- Nossa ... está difícil....
- É?... fica assim não, depois piora....
Quantas vezes já ouvi isso. E não acho que seja pessimismo. Talvez excesso de sinceridade. E na verdade, as coisas pioram mesmo, tornam-se mais difíceis, mais desafiadoras aos nossos olhos e exigentes ao nosso coração.
Penso no quanto já fiz, e no muito que ainda terei de fazer pelos próximos tempos. Aliás, o tempo, quanto tempo se passou. Quantas pessoas conheci, quantos caminhos já percorri. Quanto de mim já mudei (pra melhor, às vezes).
Me deparo com dúvidas, fraquezas e medos... busco neles a força e o impulso para o amanhã.
Porque os dias se sucedem e tudo isso vira o ontem. E eu? Bem, eu viro aquilo que conseguir fazer, as superações que demonstrei, as falhas que ainda preciso corrigir.
Mas, voltando à frase do início, viver é tudo isso! É ter altos e baixos, momentos bons e ruins... acima de tudo, não parar de caminhar. Porque o horizonte se afasta justamente para que continuemos. Se pararmos de andar não há utopias, não há sonhos, não há vida.

domingo, 10 de março de 2013

Equilibrista


Passamos um tempo significativo de nossas vidas em busca de estabilidade, o que por si só nos deixa instáveis. A cada passo, reinventar-se. Permitir que a coragem supere o medo de arriscar. Por mais que tenhamos pessoas queridas ao nosso lado, grandes decisões precisam ser tomadas na mais íntima solidão. Hoje eu só quero equalizar minhas emoções, nem mais nem menos. O ponto certo para equilibrar-me na corda bamba que é viver.

Versos e rimas

Gosto de pessoas que são de verdade, pois minha também é essa necessidade.


Gosto daqueles que sabem quando preciso ficar sozinha, ao mesmo tempo em que os quero sempre junto.

Sou feliz quando posso dizer o que sinto e penso, sem nenhum fingimento.

Amo os que me fazem rir quando vejo mais motivos para chorar.

Gosto quando posso dizer que não estou bem quebrando a formalidade de um encontro, sem por isso, perder a amizade.

Eu sinto de tudo um pouco, e muito sinto saudade.

Sentimentos se repetem assim como as palavras deste texto. Viver nem sempre é coeso e coerente. Vou aprendendo a cada dia.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Eu penso muito


Vivo pensando em alguma coisa. Inclusive em que as pessoas pensam enquanto as observo. Não sei se penso mais que observo, ou se penso que observo. Enfim, observei que penso e penso muito. Às vezes, penso em não pensar em nada.

Pensamentos não se controlam. Estranho pensar nisso agora, em plena aula de História. Mas não me culpo, aposto que a grande maioria da turma está com o pensamento longe, e eu também.

Agora há pouco pensava na fragilidade da vida.


Acordei com essa música na cabeça, coincidentemente, logo depois fico sabendo do falecimento do poeta que lhe dava voz. Tristeza compartilhada com milhares de brasileiros. Descanse em paz, grande poeta.

O relógio marca dez e dezesseis. Ainda não é nem metade do dia. Tenho tempo pra pensar em muita coisa.

Sei que vou pensar no que tenho pra fazer quando chegar em casa, e se vou esquecer de algo...

Vou pensar em como estão as pessoas das quais sinto saudade, e de quem sempre me lembro, apesar da distância, assim como pensarei em quem está longe mesmo estando muito perto. Quem sabe eu pense no por que desta atitude, supondo de antemão que dificilmente vou chegar a alguma conclusão, e que possivelmente vou pensar nisso mais vezes.

Pensarei ainda, na volta pra casa, em todos que retornam sempre ao mesmo horário após mais um dia de trabalho, em sua maioria, inexpressivos, sem propósitos a não ser a repetição das mesmas atividades no outro dia, gostando ou não.

Irei pensar que a vida não está fácil e que talvez este seja um motivo para que essas pessoas ajam desta maneira, enquanto poderiam fazer coisas muito maiores. Sem esquecer que em alguns casos, o que falta é oportunidade, já que muitos querem, e buscam fazer a diferença.

Talvez sobre um tempinho pra pensar por que pensei em tudo isso. Antes que termine o dia, o texto acaba e chego à conclusão de que tudo foi apenas mais um de meus pensamentos, porque eu penso muito, eu sei.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Irreplaceable



Algo que muito tenho visto é essa falsa ideia, exprimida em certas atitudes, de que as pessoas são substituíveis.

Não deu certo, troca, põe outro alguém no lugar, descarta fácil!

Não, não precisa ser assim. Cada um possui o dom de ser único. Se não deu certo, não era pra ser. Mas não adianta querer suprir a falta acreditando que este lugar será facilmente preenchido.

Um novo lugar pode surgir, mas não se trocam pessoas como peças em um jogo. Cada ser ocupa um lugar só seu, esteja este no passado ou não, o lugar não deixa de ter dono. Assim se constrói a história de nossas vidas.

Personagens podem sair de cena, mas não há como substituí-los na vida real.

Sim, somos INSUBSTITUÍVEIS.

domingo, 3 de março de 2013

Escolhas



É você quem escolhe:

Ficar de braços cruzados ou dar um passo adiante. Virar as costas ou enfrentar os fatos, olhar nos olhos, perdoar e ser perdoado. 

Ver a oportunidade passar ou agarrá-la com ímpeto. Esperar por um milagre ou tornar as coisas possíveis. 

Acreditar na (falsa) superioridade de coisas supérfluas, ou lutar por um mundo mais justo.

Aguardar o grande dia ou tornar seus dias grandiosos.

Ver sempre o lado negativo da vida, ou manter-se otimista.

Ser extremamente racional ou dar voz e ouvido ao coração.

É necessário dar espaço aos bons pensamentos, trazê-los pra perto da gente, transformar nossos dias, acreditando que sempre serão melhores. “Dias melhores pra sempre”.

Entre todas as possibilidades, fiz a maior de todas as escolhas. Escolhi ser feliz, e você?